Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Superintendência de Cultura
Professor destaca a Baleia Franca em artes plásticas

Publicado em 07/04/2021 às 18:08 - Atualizado em 07/04/2021 às 18:17


Créditos: Divulgação PMI Baixar Imagem

Uma exposição, aberta ao público nesta quarta-feira (07), no hall de entrada da Prefeitura de Imbituba, tem chamado a atenção de quem passa pelo local. As obras, produzidas pelo biólogo, professor de filosofia e artista plástico, Renato Bos, retratam a Baleia Franca e período da caça ao mamífero.

 

São nove peças, ricas em detalhes, que foram produzidas com fibra de vidro, massa biscuit e tinta. Toda a produção durou, aproximadamente, um ano para ser concluída. As estátuas das baleias são impressionantes. Destaque à reprodução de uma foto centenária, que retrata os moradores sobre um mamífero.

 

“É muito gratificante ver a cultura do município contada de uma maneira diferente e inovadora”, destacou a Superintendente de Cultura da Prefeitura de Imbituba, Alessandra Santos.

 

Para produzir as obras, o professor Renato contou com o apoio financeiro do Programa de Cultura (PROCULT), por meio da insenção de impostos. Em 2019, ele foi contemplado com, aproximadamente, R$ 14 mil. Todo o valor foi investido no trabalho, que deveria ser exposto em 2020, mas, com a pandemia, a exposição precisou ser remanejada para abril 2021.

 

“Nós precisamos deixar algum legado para as novas gerações. E, essa exposição, tem esse objetivo, de valorizar a cultura e a história. A baleia é uma parte de Imbituba. A memória de Imbituba está ligada, diretamente, a Baleia Franca. Não tem como a gente deixar isso passar, afinal, somos a capital nacional da espécie”, disse o professor Renato Bos.

 

Para o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, a exposição no Paço Municipal é uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco da história do município. “É bem bacana a gente reviver essa história e poder mostrar para as novas gerações a riqueza da Baleia Franca, que, há décadas, está entre nós”, disse o prefeito Rosenvaldo Júnior.

 

O vice-prefeito, Antônio Clésio Costa, também esteve na exposição e ficou impressionado com as obras. “É muito importante as pessoas visitarem a exposição e olharem com carinho a nossa história. Todo o resgate histórico e cultural tem valor e merece respeito”, destacou o vice-prefeito.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Informações Relacionadas