Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Superintendência de Cultura
Historiador é homenageado pelo município

Publicado em 09/11/2021 às 18:56 - Atualizado em 09/11/2021 às 18:56


Créditos: Divulgação Câmara de Vereadores Baixar Imagem

A Prefeitura de Imbituba, através da Superintendência de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR), homenageou, na última segunda-feira (08), em sessão na Câmara de Vereadores, o historiador Adílcio Cadorin. O advogado e escritor gaúcho, radicado há décadas em Laguna, recebeu o reconhecimento do Poder Executivo Municipal pelo trabalho realizado em prol a vida e obra de Anita Garibaldi.

 

Adílcio Cadorin, que já foi prefeito da Cidade Juliana, colocou a região em destaque contando as passagens da Heroína dos Dois Mundos pelos municípios do sul do Estado. Em Imbituba, Ana Maria de Jesus Ribeiro participou da primeira batalha naval, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi.

 

O Batismo de Fogo de Anita ocorreu em 04 de novembro de 1839, na enseada de Imbituba, mais precisamente, na região da Praia do Porto. Mesmo após 182 anos, a história ainda é lembrada e, por conta dela, um busto e um mosaico foram instalados no Mirante do Bairro Vila Nova Alvorada (Divineia).

 

O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, fez a entrega de uma placa em homenagem ao historiador. “Trata-se de uma pequena homenagem pelo excelente trabalho do Adílcio Cadorin. Pela contribuição cultural em nossa região e pela iniciativa do projeto Dois Mundos e uma Rosa para Anita”, disse o prefeito Rosenvaldo.

 

O escritor agradeceu a homenagem e disse que ficou honrado pela lembrança do município de Imbituba. “Eu quero reconhecer e agradecer em nome das Guardiãs de Anita e de toda a equipe do Instituto Anita, que contribuíram para que Santa Catarina tenha comemorado mais de 160 eventos em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi. Muito obrigado pelo reconhecimento. Essa placa ficará exposta na sede do Instituto Cultural Anita Garibaldi”, enfatizou o homenageado da noite.

 

O artista plástico Maurício Loureiro também fez a entrega de uma tela a Adílcio Cadorin, com dimensões de 60x100, produzida em tinta acrílica e com o título “Anita Garibaldi”.

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar