---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Meio Ambiente
Benefício aos catadores

Publicado em 26/03/2019 às 19:21 - Atualizado em 26/03/2019 às 19:21


Créditos: ASCOM / PMI Baixar Imagem

Lixo reciclado produzido pelos supermercados

será repassado à cooperativa

 

Imbituba

 

Em um evento, realizado na tarde desta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de Imbituba, os representantes dos supermercados que atuam no município, se comprometeram em repassar todo o material reciclável à cooperativa que faz o beneficiamento do lixo na cidade. A palestra, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, contou com a participação de vários segmentos da sociedade.

 

O lixo reciclado que é produzido pelos supermercados representa, aproximadamente, 16 toneladas de materiais por mês. São resíduos que deixam de ser enviados ao aterro sanitário de Imbituba. Além disso, o material reciclado irá gerar renda aos catadores. Hoje, 15 pessoas trabalham, diretamente, com o beneficiamento dos materiais recicláveis. Cada catador recebe cerca de R$ 1.000,00 por mês com a separação e a venda de papel, vidro, plástico e metal.

 

“Ao invés de buscarmos medidas mais drásticas quanto à destinação correta do lixo reciclável, nós decidimos sentar e conversar com os donos dos supermercados. Esse é um projeto sócio ambiental, com a parceria público privada. Agora, faremos uma reunião para que esse projeto seja feito em conjunto entre a Secretaria do Meio Ambiente, os supermercados  e  a cooperativa. Além disso, teremos o apoio da Cáritas, que é vinculada a Igreja Católica, e do Observatório Social”, disse o Diretor de Resíduos Sólidos, Olivar Francisco Filho.