Notícias

Leia notícias sobre a Prefeitura de Imbituba e o município.

Secretaria da Agricultura vistoria obras no Centro de Concentração para Exportação de Bovinos Vivos

Secretaria da Agricultura vistoria obras no Centro de Concentração para Exportação de Bovinos Vivos

11/01/2012

Nesta terça- feira (10), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca com Comitiva Italiana que representa a União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb), visitaram o Estabelecimento de Pré-Embarque do Centro de Concentração e Adaptação para Exportação de Bovinos Vivos (EPE) em Imbituba.Foram recepcionados pelo Secretário de Agricultura e Pesca Evaldo de Souza e pelo vereador Elisio Sgrott.

 

A EPE está localizada próximo ao Porto de Imbituba em uma área de 33 hectares cedida pela Secretaria da Agricultura para o empreendimento e destina-se à exportação de terneiros de raça de corte entre 6 e 10 meses de idade. Segundo o secretário Adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a exportação de bovinos de corte vivos para a União Européia é importante para aumentar o mercado e preço do gado e com isso estimular o aumento da produção catarinense tanto em qualidade quanto em quantidade. “A exportação de bovinos vivos de Santa Catarina para União Européia é conseqüência da excelência sanitária do rebanho catarinense e resultará em aumento de renda para os produtores”, explica Spies. “O início do primeiro embarque de bovinos está previsto para o começo de maio”, complementa.

 

A EPE é o primeiro estabelecimento de pré-embarque no Estado e foi projetada dentro das normas ambientais, padrões sanitários e bem estar animal. O espaço contém 12 mangueiras de 70x50 para abrigar os animais com estrutura completa de comedores e bebedouros, além de estrutura de embarque e desembarque e centro de manejo, armazenagem de alimentos, reservatório de água e sistema de tratamento de resíduos.

 

Segundo o Engenheiro Agrônomo Elísio Sgrott,a mandioca poderá ser a base de alimentação desidratada e peletizada,para adaptação alimentar dos animais durante o período de quarentena,bem como durante o transporte de navio entre Imbituba e a Itália. A Epagri,através da Estação de Pesquisa de Urussanga vai desenvolver esta tecnologia alimentar,sendo excelente alternativa para os produtores de mandioca de Imbituba e região sul catarinense.

 

O Prefeito Beto Martins,que estava com o Governador do Estado Raimundo Colombo,fez contato por telefone com o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca em exercício Airton Spies,e com a Comitiva Italiana Senhores Fúlvio e Carlo,colaborando sempre para o sucesso do empreendimento que gera oportunidades de renda e postos de trabalho para Imbitubenses e Catarinenses. 

 

De acordo com o diretor de Defesa Sanitária da Secretaria, Roni Barbosa, a Cidasc vai acompanhar a execução dos procedimentos sanitários sugeridos pelas autoridades sanitárias dos países importadores.

 

Em maio de 2010, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, João Rodrigues, esteve em Roma para assinar acordo com a União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb) para exportação de terneiros vivos de Santa Catarina para União Européia. Na oportunidade, o secretário fez a entrega oficial do termo de cessão e uso de terreno em Imbituba para implantação de um Centro de Concentração Animal e Adaptação de Bovinos para Exportação.


Secretaria da Agricultura vistoria obras no Centro de Concentração para Exportação de Bovinos Vivos
Secretaria da Agricultura vistoria obras no Centro de Concentração para Exportação de Bovinos Vivos
Secretaria da Agricultura vistoria obras no Centro de Concentração para Exportação de Bovinos Vivos
Secretaria da Agricultura vistoria obras no Centro de Concentração para Exportação de Bovinos Vivos

Comente esta notícia

Envie seu comentário

Ver todas

Edital Plano Diretor

Previsão do Tempo

0

Imbituba - 16/05

Max 21°C

Min 14°C

0

Florianópolis - 16/05

Max 21°C

Min 15°C

Fonte: Yahoo Weather


-28.471972 -49.014456

Desenvolvimento: Tecmedia Internet Design

Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Imbituba